Sistemas de Informação da Cultura

O que é o Portal da Cultura

  O Portal da Cultura (SIC – Sistemas de Informações Culturais) é composto de um conjunto de sistemas negociais da cultura interligados por uma base única de cadastros agrupados em categorias, que são comuns à todas as áreas e setores da Secretaria Estadual de Cultura. Os sistemas de base são:

  • Agentes Culturais: Comunidade relacionada a todas as áreas da cultura + administração das esferas administrativas, cada um categorizada de acordo com o seu perfil.
  • Regionalização Física: Relação de municípios locais e de fora do Estado, para catálogo de contatos (nacionais e internacionais da cultura). No que diz respeito à regionalização Estadual, existe a integração com o geoprocessamento.
  • Regionalização Política: Mapeamento político das regionais e macrorregionais de cultura.
  • Estruturas de Segurança: Além da segurança normal de acesso de usuários, esta estrutura representa o nível de controle de acesso a registros, módulos e sistemas do portal.
  • Controle de Módulos do Portal: É o controle que monta quais os módulos em que o usuário terá apresentado em sua tela de acesso aos sistemas administrativos.

  Alguns dos sistemas classificados como negociais dentro do portal são:

  • Atividades Culturais: este módulo representa as atividades culturais que temos programadas para cada município do Estado. Nele, cada município divulga os eventos que acontecem e são ligados à cultura.
  • Bibliotecas: É um sistema externo chamadp Pergamum, o qual faz a consulta a todas as bibliotecas do Estado, como num sistema estadual de bibliotecas. Ele permite a pesquisa de um tópico em uma determinada biblioteca como também realiza a pesquisa em todas as bibliotecas integradas do sistema.
  • Equipamentos Culturais: São espaços culturais existentes no Estado e cadastrados no Portal. Cada município descreve os espaços que possui, possibilitando a realização de eventos culturais a partir das características de cada espaço. Estes espaços são classificados de acordo com o seu tipo como por exemplo, salas de exposição, cinemas, galerias de arte, ateliês, museus etc.
  • Conselho Estadual de Cultura: este módulo ainda está em concepção de algumas funcionalidades relacionadas ao conselho, porém, nesta primeira fase tem a função de integrar a comunidade com o conselho de cultura, através de um formulário para que a população envie a sua sugestão para avaliação e discussão nas reuniões do conselho estadual de cultura, organizada por temas dentro das áreas culturais.
  • Incentivo à Cultura: é o módulo onde os artistas, produtores, responsáveis pela restauração de patrimônio, pessoas ligadas às manifestações culturais populares colocarão suas propostas de projetos para execução, após aprovação de um comitê técnico e um conselho de cultura. Este módulo proporcionará a execução de obras e apresentações artísticas que beneficiarão toda a população do Estado.
  • Gestão Municipal de Cultura: como num portal de transparência, este módulo apresenta por município como está toda a parte referente à administração da cultura no município. São diversos assuntos relacionados a administração publica listados neste módulo, como por exemplo a infraestrutura disponibilizada para a área de cultura, o número de pessoas responsáveis no município, o perfil, atividades e objetivos da gestão de cada secretaria de cultura, bem como números relacionados à gestão.
  • Museus: chamado Pergamum Museus este sistema realiza a busca por obras de arte dentro do sistema estadual de museus. A partir de uma pesquisa (Picasso, por exemplo) o sistema vai trazer como resultado todos os museus onde são encontrados obras ou referências a este artista.
  • Patrimônio Cultural: Aqui neste módulo estão relacionados todos os bens (patrimônios) culturais do Estado do Paraná, sejam eles de ordem arqueológica ou natural (como a serra do mar por exemplo), de ordem material ou de ordem imaterial. Além disso também encontramos nele cadastradas fotos históricas de lugares dentro dos municípios e registro histórico, como todo o conhecimento relativo à história de surgimento dos municípios do Estado. Além disso, também estão relacionados os bens de ordem material (como edificações, vestimentas, documentos antigos) e os tombamentos relacionados a estes bens, como também os bens de conhecimento (imaterial) como as lendas contadas no Estado, a culinária regional, as danças típicas, enfim, todo o conhecimento herdado de gerações desde a época mais antiga.

  O Portal está sendo concebido e desenvolvido desde o primeiro semestre de 2011 e ainda conta com mais módulos a serem desenvolvidos. Estes módulos terão a função de sistematizar alguns processos na parte do negócio Cultura como também na parte relacionada a administração interna.